Vai começar! Saiba como aproveitar bem a Oktober

Por 6 de outubro de 2015A Festa
Ingressos Oktober 2015

Prepare seu caneco que amanhã começa a festa mais esperada das últimas semanas! Como estamos aqui para lhe ajudar, sendo você turista ou não, resolvemos separar algumas dicas para a Oktoberbest Blumenau, em um pequeno manual de sobrevivência para os 19 dias de festa. =)

Dicas para aproveitar a Oktoberfest de Blumenau

Foto: Flickr

 

São diversas opções para quem vem curtir a cidade neste período, é só olhar a programação, escolher o que quer fazer e se jogar.

Agora, se você passou os últimos 31 anos em Marte e nunca ouviu falar da Oktober brasileira, pode conferir a história de como tudo começou. E se já conhece a história da festa, gosta de cerveja ou vai vir pra Blumenau, então, amigo, confere as dicas a seguir para poder se planejar e ter como única preocupação onde encontrar o chope mais próximo!

As quatro primeiras dicas importantes são:
Roupas e calçados confortáveis: Se você pretende passear por aqui ou só vai à festa, não importa… Nas duas situações você vai passar bastante tempo de pé e caminhando, então esteja confortável para poder aproveitar mais.

Filtro Solar: O clima tende a ser bem quente e ensolarado neste período então é sempre bom se proteger. Principalmente se você vai assistir aos desfiles durante o dia. Mesmo que não tenha sol, use filtro solar!

Tome água: Gente, chope é bom e tá aí para ser aproveitado, mas manter-se hidratado é importante para evitar ressacas e poder beber mais chope ¯\_(ツ)_/¯

Se beber, não dirija! Sabemos que o discurso é antigo, mas é sempre bom lembrar. A sua segurança, de seus amigos, familiares e mesmo de outras pessoas vem em primeiro lugar! Vai beber? Então chama um táxi ou vai de ônibus, o transporte público tem horários especiais durante a festa. ;)

INGRESSOS:

Vamos partir do pressuposto que você ainda não comprou seu ingresso. É importante levar algumas coisas em consideração:

Você vem com a família ou quer um pouco mais e tranquilidade? Então aproveite para ir durante o dia, degustar um bom almoço, experimentar as delícias com calma… Neste caso você não precisa se preocupar pois os horários de cobrança de ingresso começam a partir das 18h segunda a sexta, a partir das 13h nos sábados, véspera de feriado, feriado e domingo a partir das 15h.

Agora, se você já prefere mais intensidade, então seu horário é noturno e aos finais de semana!

É importante lembrar que você deve garantir seus ingressos antecipadamente aqui e que deve comprá-los nos pontos de venda que ficam em frente à Vila Germânica, Tô Indo Viagens e lojas Multisom.

Comprar ingressos de cambistas e terceiros não é legal e pode causar alguma dor de cabeça! Então prefira os pontos credenciados. :)

Ingressos Oktober 2015

Fonte: Guia da Oktober

CLIMA:

O clima aqui da região, nesta época, pode ser um pouquinho inconstante! Em geral é calor, mas é sempre bom trazer uma muda de roupa para frio caso dê uma esfriadinha. Para as meninas que vão usar trajes típicos, é imprescindível uma meia-calça e um lenço como precaução. Mas também é importante lembrar que existem regras para ganhar o desconto na hora de entrar trajado.

Para saber mais da previsão você também pode acessar o AlertaBlu.

Regras para os trajes típicos

Trajes femininos

Assim como os homens, as mulheres têm a opção de usar o chapéu, além da tiara, mas não são utensílios obrigatórios. O avental, também opcional, deve ter cores que combinem com o restante do traje típico.

  • A blusa deve ser em tons claros ou xadrez, com mangas bufantes, acompanhadas do colete, que deve combinar com as cores do traje e não deixar o ventre à mostra.
  • Atenção: camisetas de malhas ou pólos não são aceitas.
  • Os vestidos típicos ou saias são aceitos com detalhes em renda ou bordado, longos ou até a altura do joelho. Vestidos acima do joelho não são aceitos!
  • As meias ou polainas são opcionais e quando usadas, devem estar na altura do joelho.
  • Utilize sapatos ou sapatilhas fechadas. Sneakers, sapatilhas abertas, chinelos, sandálias e tênis não considerados como traje típico.

Trajes masculinos

O uso de chapéu é um adereço opcional. Ele pode ser usado em várias cores e forrado de pins. A camisa de tecido com colarinho pode ser de manga curta ou comprida, lisa e em tons claros ou xadrez.

  • Fique atento! Camisetas de malha ou pólos não são consideradas como itens do traje típico.
  • Os suspensórios podem ser de couro ou embutidos do mesmo tecido e cores da bermuda ou calça, e não devem ter grega aplicada. Se você usar colete, atente para que ele não esteja apertado demais e que ele tenha a mesma cor ou tons que combinem com a bermuda ou calça.
  • Importante: as meias ou polainas são obrigatórias e devem ser na altura do joelho, com sapatos ou botinas fechados nas cores marrom ou preto. Tênis, chinelos, sandálias e meias de futebol não são aceitos pela organização.
drindl-oktober-blumenau-sc-lederhose-masculino

Fonte: Michelle Bazan pinterest & Trachten dirndl shop

GUARDA-VOLUMES E ACHADOS E PERDIDOS:

A primeira coisa que eu quero avisar é: pode sim entrar com mochila! É uma dúvida recorrente. Então você pode entrar de mochila, mas ela passará por revista. E se você for de mochila e não quiser ficar carregando ela por aí, tem a opção de utilizar o guarda-volumes. Custa R$5,00 e você recebe um código para retirar seus pertences na hora de ir embora.

Poxa vida, você aproveitou todos os chopes da festa e perdeu o celular? As chaves de casa? Carteira de identidade? Foi embora e esqueceu suas coisas no guarda-volumes? Se você tem certeza que não doou todos seus pertences para um completo desconhecido em um ato de caridade alcoólica. Então não se desespere! É só ir até o posto da Policia Civil que fica no Parque Vila Germânica que lá fica o achados e perdidos da festa! ¯\_(ツ)_/¯

HOSPEDAGEM:

Temos algumas dicas para hotéis e pousadas na cidade. Se tudo já estiver lotado você ainda pode procurar algo no litoral que oferece excelentes opções e são cidades perto daqui: Balneário Camboriú, Itajai, Itapema e Navegantes, além de vir para a Oktober você ainda tem a oportunidade de conhecer nossas (lindas) praias!

Confira também o Guia do Pão Duro – Estadia e saiba como se hospedar por aqui gastando pouco =)

CERVEJA, GASTRONOMIA E OUTROS PASSEIOS!

É claro que se você já acessou o Guia da Oktober percebeu o quantos gostamos de dar dicas sobre onde beber bem e onde comer melhor ainda, mas é sempre bom lembrar que você PRE.CI.SA provar as delícias gastronômicas aqui da região.

Saiba que durante o período da festa existem várias oportunidades, uma delas é o Oktobertur que oferece vários passeios entre eles um exclusivo para degustação de cerveja. Outra boa opção é dar um pulo na Confeitaria Kibaguetti e tomar um delicioso café da tarde.

Se você vem com dinheiro sobrando então precisa ler o Guia da Ostentação e saber quais os restaurantes mais concorridos da região. Agora se você tem o objetivo de tomar todos os chopes possíveis e tem pouca verba disponível para alimentação veja o Guia para Pão duro que as dicas são econômicas e ainda assim de.li.ci.o.sassssss!

Foto: Regi Santos - Guia da Oktober

Foto: Regi Santos – Guia da Oktober

Sobrou um tempo livre, depois de todas estas opções? Tudo bem =) você pode acessar o Blumenau Mais Cultura e conferir a programação dos mais de 200 eventos que vão acontecer no mesmo período da festa!

Lembre-se acompanhe o Guia da Oktober também nas redes sociais e saiba o que está acontecendo na festa mais alemã das américas! ;)

Prosit!

Comentários

Pin It on Pinterest

Share This