Rainha e princesas da Oktoberfest Blumenau 2016

Conheça quem compõe a realeza da 33ª Oktoberfest Blumenau, como foi o último concurso e o regulamento geral para se candidatar.

Quem são

Sophia Scarlett Piske (Rainha), Daniela Cristiane Morsch (1ª Princesa) e Ricaelle Alissa Obenaus (2ª princesa).

Rainha e princesas da Oktoberfest Blumenau 2016

Sobre a Realeza da Oktoberfest Blumenau 2016

Na noite do dia 25 de outubro, 10 candidatas concorreram na escolha da realeza da 33ª Oktoberfest. Veja aqui qual era a realeza da 32ª Oktoberfest e as candidatas que concorreram para a edição atual. A final do concurso aconteceu no novo setor, o Eisebahn Birgarten.

Sophia Scarlett Piske, 23 anos, natural de Blumenau, é a nova rainha da festa. Daniela Cristiane Morsch, 25 anos, de Pomerode, e Ricaelle Alissa Obenaus, 23 anos, natural de Jaraguá do Sul, foram eleitas 1ª e 2ª princesas, respectivamente. A votação para a escolha das candidatas levou em conta critérios como postura, beleza, elegância, além de simpática e comunicação.

Formada em administração, Sophia não esconde a emoção. Ela não hesita em falar sobre a alegria de poder representar o município e principalmente de levar a Oktoberfest com uma das marcas mais importantes da cidade. “Estou feliz, emocionada e contagiada. Agradeço a todos que me ajudaram a chegar até aqui. Principalmente agora, que fui escolha a rainha da próxima edição da festa, e passo a representar a cidade para todo o país”, diz Sophia.

Uma curiosidade: Sophia é filha da rainha da Oktoberfest 1989, Ingelore Krause Piske. 26 anos depois, sua filha é eleita a rainha da festa blumenauense.

Para a recepcionista, eleita 1ª princesa, com 174 votos dos jurados, Daniela encara agora a vitória com mais um desafio pela frente e conta como a emoção toma conta de cada candidata que participou no concurso. “Acredito que todas as 10 candidatas estavam à altura de representar a festa e a cidade. Estou eleita 1ª princesa, o que passo a aceitar com orgulho”, diz Daniela.

Formada em Arquitetura, Ricaelle, eleita com 173 dos votos, lembra da ansiedade que tomou conta dos últimos dias que antecederam ao concurso. “Acredito que todas as candidatas estavam ansiosas e nervosas. Agradeço imensamente a todos, meus amigos e principalmente a minha família. Sem eles certamente seria difícil chegar até aqui”, diz.

O concurso da Rainha Oktoberfest tem como objetivo principal a eleição da Rainha, 1° e 2° Princesa. Em meados de 2016 devem abrir as inscrições para a rainha da 34ª edição da festa.

Informações sobre o concurso

Confira os principais itens do regulamento do concurso da realeza Oktoberfest.

 

Mandato

  • O mandato das eleitas se estenderá até o seguinte concurso de Rainha da Oktoberfest.
  • Todas as candidatas poderão ser convidadas para participar de ações promocionais da Oktoberfest, Parque Vila Germânica ou Secretaria de Turismo não havendo necessidade de obedecer à ordem de classificação.

Requisitos de Elegibilidade

  • Para se candidatar no curso, é preciso ser cidadã blumenauense ou residir no Município por um período de, no mínimo, dois anos antecedentes a realização do concurso;
  • Ter 21 anos completos ou a completar até o dia 31/12/2015, não sendo aceitas candidatas emancipadas;
  • Ser solteira, jamais ter sido casada ainda que um casamento anulado, separada, divorciada ou ter vivido em situação de concubinato;
  • Não ter filhos e não estar grávida;
  • Deverá ter perfeita saúde, ser simpática e cooperativa, ter postura, personalidade e ter condições (cultura e conhecimento) para promover a Oktoberfest e o município de Blumenau em eventos, festas e feiras estaduais, nacionais e internacionais;
  • A candidata deverá tem no mínimo 1,65m de altura;
  • Não possuir nenhum vínculo ou compromisso com qualquer agência ou empresa que, de alguma maneira venha a prejudicar ou impedir o cumprimento dos compromissos durante o concurso e o reinado da vencedora;
  • Não possuir vínculo com terceiros que tenha como objetivo o auxílio financeiro ou de qualquer outra natureza para a apresentação no concurso, bem como relação com eventuais prêmios que venham a ser oferecidos;
  • Não ter parentes em linha direta, colaterais ou afins no quadro de funcionários do Parque Vila Germânica ou da Secretaria de Turismo, quer em cargos efetivos ou em comissão;
  • Cumprir as obrigações constantes do Concurso Rainha da Oktoberfest, estando presente em eventos quando solicitada pelo Parque Vila Germânica e/ou Secretaria de Turismo, assim como no concurso que elegerá a sua sucessora, deixando o título e reinado passando a faixa à respectiva eleita;
  • Autorizar o uso de fotos, imagens, som e nome para toda publicidade e quaisquer fins comerciais relacionados ao Parque Vila Germânica e/ou Secretaria de Turismo, sem cobrança de cachê.

Pré-Seleção

Em caso de número excessivo de candidatas inscritas (acima de 10), será realizada uma pré-seleção com avaliação técnica de uma comissão, de livre indicação do Parque Vila Germânica e/ou Secretaria de Turismo, para definir até 10 (dez) candidatas que irão participar da final do concurso.  Para a pré-seleção, a candidata deverá apresentar-se com traje típico alemão. Os quesitos de avaliação da comissão são:

  1. a) postura;
  2. b) desenvoltura na passarela;
  3. c) capacidade de comunicação;
  4. d) beleza e simpatia.

A nota para cada item é de 05 (cinco) a 10 (dez) pontos, sendo classificadas as candidatas com maiores pontuação em ordem decrescente.

Trajes e acessórios

  • A candidata deverá providenciar um traje típico alemão para a seletiva.
  • Cabelo e maquiagem para a seletiva são de responsabilidade de cada candidata.
  • As 10 finalistas do concurso utilizarão trajes cedidos pela organização do evento.
  • Cabelo e maquiagem para a final são de responsabilidade da organização e patrocinadores.

Julgamento

O corpo de jurados no dia do concurso será composto por pessoas gabaritadas e imparciais, indicadas pelo Parque Vila Germânica e/ou Secretaria de Turismo e será de, no mínimo, 09 (nove) participantes.

  • Quesitos de avaliação:
  1. a) postura;
  2. b) desenvoltura na passarela;
  3. c) capacidade de comunicação;
  4. d) beleza e simpatia.
  • A nota para cada item será de 05 (cinco) a 10 (dez) pontos.
  • Para o julgamento as candidatas desfilarão em passarela para a avaliação do corpo de jurados, também discursarão sobre a Oktoberfest ou sobre história, cultura, arte, turismo ou economia de Blumenau.
  • Serão classificadas as candidatas que obtiverem maior número de pontos da soma das notas por jurado, obedecendo a sequência:

1º lugar: Rainha;
2º lugar: 1ª Princesa;
3º lugar: 2ª Princesa.

  • Em caso de empate entre candidatas, o presidente da mesa julgadora terá o poder do desempate.
  • A decisão do corpo de jurados não será passível de recurso.

Premiação

1ª Colocada – Rainha:

  • faixa e coroa;
  • outros prêmios e brindes a serem definidos pelos apoiadores e/ou patrocinadores do evento;
  • valor de R$ 16.800,00 (dezesseis mil e oitocentos reais), que serão pagos em 12 vezes, em parcelas iguais e mensais.

2ª Colocada – 1ª Princesa e 3ª Colocada – 2ª Princesa:

  • faixa e coroa;
  • outros prêmios e brindes a serem definidos pelos apoiadores e/ou patrocinadores do evento;
  • valor de R$ 16.800,00 (dezesseis mil e oitocentos reais), que serão pagos em 12 vezes, em parcelas iguais e mensais.
Fonte e regulamento completo: Site Oktoberfest

Fotos: Michele Lamin.

Comentários

Pin It on Pinterest

Share This