Museu da Família Colonial Blumenau

Rua XV de Novembro

A rua XV de Novembro é uma das mais importantes ruas de Blumenau, possui uma beleza arquitetônica incontestável. A rua inicialmente era conhecida como Wurtstrasse (Rua da Linguiça), por ser sinuosa e estreita, foi a primeira rua calçada do estado no ano de 1929. A rua é palco dos desfiles da festa Oktoberfest, do Stammtish e das comemorações de aniversário da cidade.  Um dos atrativos de maior destaque é o Castelinho da XV ou Castelinho da Moellmann, um projeto inspirado na prefeitura de Michelstadt (Alemanha).

 

Rua XV de Novembro - Blumenau

Foto: Roni Vahldiek

Prefeitura Municipal de Blumenau

A prefeitura foi inaugurada no ano de 1982, possui o estilo enxaimel de origem européia, construída com características únicas e belíssimas, inspirada nas construções do período colonial. Na frente encontra-se a Locomotiva Macuca, primeira locomotiva de Blumenau, importada da Alemanha, seu nome é uma homenagem a ave macuco, pois o apito do trem se assemelha ao som do pássaro.

Prefeitura Municipal de Blumenau

Foto: Fernando Carvalho

Endereço: Praça Victor Konder, 2 – Centro – Blumenau
Horário de atendimento: 8h às 12h e 13h30 às 17h30
Telefone: (47) 3381-6000

Ponte Aldo Pereira de Andrade

A Ponte Aldo Pereira de Andrade, popularmente conhecida como Ponte de Ferro, foi inaugurada no ano de 1931, possui uma extensão de 315 metros de comprimento e 18 metros de altura. A ponte ficou conhecida como Estrada de Ferro, pois nela passavam produtos industrializados e alimentos até meados dos anos 70. A ponte é um local privilegiado para aqueles que querem tirar belas fotos do centro da cidade.

Ponte de Ferro Aldo Pereira Blumenau

Foto: Fausto Rosa

Museu da Água

A primeira estação de abastecimento de água na cidade, no morro da Boa Vista, conhecida simplesmente como caixa d’água, se tornou o Museu da Água no ano de 1999. O acervo do museu é constituído por peças, equipamentos e fotos. O museu procura não apenas uma abordagem da água como algo essencial, mas também contar como a água impulsionou a economia da colônia. O visitante pode acompanhar todo o processo de tratamento de água e ainda ter uma vista privilegiada da cidade.

 

Museu da Água - Blumenau

Foto: Vida de Turista

Endereço: Rua Lages – Boa Vista – Blumenau
Horário de atendimento: 9h às 18h
Telefone: (47) 3340-3242

Vila Itoupava

A Vila Itoupava é um pedacinho da Alemanha em Blumenau. O distrito se encontra em uma área privilegiada da cidade e preserva as características arquitetônicas da colonização germânica com suas casas em estilo enxaimel. O agroturismo prevalece na região. Na Vila Itoupava, os visitantes podem contar com uma farta gastronomia recheada de cucas, queijos, tortas e chimias (geleia). Encontra-se a 25 km do centro da cidade.

Vila Itoupava Blumenau

Foto: Daniel Darugna

Museu da Família Colonial

O museu foi inaugurado no ano de 1967, e tem como função preservar a cultura material das primeiras famílias alemãs que habitaram Blumenau. O Museu da Família Colonial é constituído por três casas, a primeira foi a residência de Victor Gaertner, cônsul da Alemanha na cidade. A segunda casa é a mais antiga residência existente no Vale do Itajaí e pertenceu a Hermann Wendeburg, já a terceira casa pertenceu a Reinaldo Gaertner. O acervo das casas expõe máquinas da indústria local, instrumentos musicais e objetos indígenas, proporcionando ao visitante a oportunidade de conhecer um pouco mais da história da cidade.

Museu da Família Colonial Blumenau

Foto: Eduardo Gaspar

Endereço: Alameda Duque de Caxias, 78 – Centro – Blumenau
Horário de atendimento: Terça-feira a domingo das 10h às 16h
Telefone: (47) 3381-7516

Catedral São Paulo Apóstolo

A catedral São Paulo Apóstolo foi inaugurada no ano de 1958. É o templo católico de Blumenau e também uma beleza arquitetônica marcante da cidade. Sua construção é feita com granitos vermelhos e vitrais, a torre é formada por três sinos, sendo que cada sino representa Jesus, Maria e José.

Catedral São Paulo Apóstolo - Blumenau

Foto: Angela Schlindwein

 

Endereço: Rua XV de Novembro – Centro
Telefone: (47) 3322-0699

Mausoléu Dr. Blumenau

O Mausoléu foi inaugurado no ano de 1974, e abriga os restos mortais de Dr. Blumenau e seus familiares. Na frente do Mausoléu existe uma homenagem ao fundador da cidade.

Mausoléu Dr. Hermann Blumenau

Endereço: Rua XV de Novembro, 1181 – Centro – Blumenau
Horário de atendimento: 8h30 às 12h – 13h30 às 18h, e uma hora antes de cada evento.
Telefone: (47) 3144-7166

Teatro Carlos Gomes

O Teatro foi construído no ano de 1939 e é um dos mais importantes símbolos da cultura de Blumenau. O Teatro possui um palco giratório com capacidade de acomodar 1.170 pessoas, o auditório Heinz Geyer possui 822 lugares, já o auditório Willy Sievert (pequeno auditório) tem capacidade de 226 lugares. O teatro oferece Escolas de Música desde o ano de 1949, a Escola de Teatro e por fim o Pró-Dança de Blumenau – Escola de Ballet do Teatro Carlos Gomes, criada no ano de 1987.

Endereço: Rua XV de Novembro, 1181 – Centro – Blumenau
Horário de atendimento: 8h30 às 12h – 13h30 às 18h, e uma hora antes de cada evento
Telefone: (47) 3144-7166

Comentários

Pin It on Pinterest

Share This