O Guia para “Pão Duro” – Atrações Grátis em Blumenau

Por 3 de agosto de 2015Onde Ir

Blumenau é conhecida como uma das cidades mais germânicas do Brasil. De traços europeus, fundada em 1850, conta com sua arquitetura, gastronomia e tradição que chamam a atenção de turistas de diversas partes do país e do mundo. A cidade é um ótimo centro de compras, turismo e lazer, um belo convite para abrir a carteira e presentear a mãe, o pai, avós e até o cachorro. Maaaaaaaas, desta vez, decidimos fazer algo diferente e selecionamos as melhores dicas para quem não está em condições de ostentar ou prefere investir seu suado dinheirinho com atrações mais “alcoólicas”. Apresentamos 10 lugares para conhecer e passear em Blumenau sem gastar uma nota.

Vila Germânica

O Parque possui 22 estabelecimentos comerciais entre bares, restaurantes e lojas de lembranças, produtos regionais e artesanato típico, além de camisetas, trajes e canecas de chope de todos os tipos, que estão à disposição dos visitantes. O local é lindo e cercado pela arquitetura enxaimel, um convite para eternizar sua passagem pela cidade (sem gastar muito).

Confira mais informações sobre a Vila Germânica e aproveite.

Foto: Rdeucher

Foto: Rdeucher

 

  • Endereço: Rua Alberto Stein, 199 – Velha
  • Horário de funcionamento das lojas:
    Segunda a sexta, das 10h às 20h
    Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
  • Horário de funcionamento dos bares e restaurantes:
    Todos os dias das 11h às 23h
  • Telefone: (47) 3381-7700

Museu da Cerveja

O Museu da Cerveja apresenta coleções de peças que pertenceram à extinta Cervejaria Feldmann, de Blumenau, e à Cervejaria Brahma. São antigos equipamentos utilizados na fabricação de cerveja e outros objetos, fotografias, documentos e textos, que contam a história do “pão líquido”. Fundado em 1996, é um ótimo roteiro para os beberrões de plantão na cidade. Você pode assistir ao vídeo de apresentação da história da cerveja e das cervejarias da região, conhecer a balança para lúpulo, a geladeira movida a gelo, além de outros equipamentos tradicionais.

Foto: Gabriel Carven

Foto: Gabriel Carven

 

  • Endereço: Praça Hercílio Luz, começo da Rua XV de Novembro
  • Horário de funcionamento:
    Segunda a sexta das 9h às 17h.
    Sábados, domingos e feriados das 10h às 16h.
  • Telefone: (47) 3326-6791

Teatro Carlos Gomes

O local conta com sala de espetáculos, coxias e palco giratório com 12 metros de diâmetro. Atualmente o Teatro abriga diversas atividades além das escolas de ballet, de música, de teatro e a orquestra. Também fazem parte da sociedade dois auditórios, dois salões, cinco salas de apoio para sediar eventos, dispondo de bar executivo e restaurante. A estética antiga do Teatro tanto interna quanto externamente é linda e o jardim que o cerca, além da fonte fazem valer a pena o passeio. Aproveite que não gastou para visitar o Teatro e passeie pela rua XV de Novembro, mas alertamos: Será difícil não comprar nada!

Foto: Julio Silva

Foto: Julio Silva

 

Prefeitura Municipal de Blumenau

Inaugurada em 2 de setembro de 1982, no aniversário de Blumenau, o novo prédio foi construído em estilo enxaimel e virou ponto turístico da cidade. Na praça em frente a Prefeitura, você pode conhecer o relógio das flores, monumento em homenagem aos 150 anos da cidade (celebrado em 2000), único no Estado e a Macuca, a primeira locomotiva da cidade, importada da Alemanha em 1908, que teve seu nome escolhido devido à semelhança dos seus ruídos ao da ave Macuco. A praça da prefeitura é passagem obrigatória para quem deseja levar uma bela recordação da cidade.

Foto: Anderson Rancan

Foto: Anderson Rancan

 

Museu de Hábitos e Costumes

Trata-se de um acervo do universo blumenauense desde o final do século XIX até a atualidade. São peças de roupa, chapéus, sapatos, acessórios, brinquedos, objetos de uso doméstico que identificam os hábitos e costumes de diferentes contextos históricos, culturais e sociais. A visita vale a pena para quem deseja conhecer um pouco da história da cidade sem gastar nada (mas só nas quartas-feiras).

Foto: Arquivo Blumenau

Foto: Arquivo Blumenau

 

  • Endereço: Casarão do Comércio de Gustav Salinger, Rua XV de Novembro, 25 – Centro
  • Horário de funcionamento:
    Terça a sexta das 10h às 16h
    Finais de semana das 10h às 16h
  • Telefone:(47) 3381-7979
  • E-mail: museudafamiliacolonial@fcblu.com.br

AFEART – Associação da Feira de Artes e Artesanato

É praticamente impossível viajar sem trazer uma lembrancinha da cidade, até os mais “mãos de vaca” se rendem a levar aquele chaveirinho simbólico pra mãe. A AFEART tem entrada gratuita (Opa!) e é o lugar certo para adquirir um pedacinho da tradição blumenauense. Você vai encontrar camisetas, bonecos, placas e souvenires variados dos artesãos locais da região sem gastar muito.

Foto:  AFEART

Foto: Facebook AFEART

 

  • Endereço: Rua XV de Novembro, 1091 – Centro
  • Horário de Funcionamento:
    Segunda a sexta das 9h às 18h
    Sábados das 9h às 13h
  • Telefone: (47) 3326-2404
  • Facebook da AFEART

Igreja Matriz (Catedral São Paulo Apóstolo)

Todo roteiro que se preze tem que ter aquela passadinha na igreja, né? Não poderíamos deixar de fora a igreja mais linda e conhecida da cidade. Conta ainda com uma torre de 45 metros de altura e 3 sinos eletrônicos, o cartão-postal da cidade. Repleta de vitrais que trazem cor e iluminação à Catedral, acima da entrada principal é possível ver esculpidas as imagens de Nossa Senhora, Cristo crucificado, São José e o Cordeiro Pascal, que, simbolicamente, representam a família, o perdão, a comunidade e o sacrifício. Recomendamos dar uma passadinha depois de um final de semana na Oktoberfest.

Foto: Dirceu S. Oliveira

Foto: Dirceu S. Oliveira

 

Parque Ramiro Ruediger  

O Parque Ramiro Ruediger é a maior área de lazer da cidade, devido ao seu gramado e ao lago, na entrada principal do parque. Conta com quadras esportivas, pista de caminhada e corrida, pista para ciclistas e skatistas, banheiro, playground e academia ao ar livre (perfeito pra correr atrás do prejuízo em cima da hora!). Com 45 mil m² de área, contando com o lago de 3.500m², o parque recebe cerca de 30 mil usuários por mês. Quem sabe você não encontra seu amor de Oktober se exercitando por aí?!

Foto: Thiago Hercilio Silveira

Foto: Thiago Hercilio Silveira

 

  • Endereço: Rua Alberto Stein, 416 – Velha
  • Horário de Funcionamento: Todos os dias das 6h às 23h

Museu Hering    

Inaugurado em 2010, ocupa uma das edificações que compõem o conjunto arquitetônico e histórico da Cia Hering. Construída no século XIX e tombada pelo Patrimônio Histórico do Estado, a casa também foi construída no estilo enxaimel. Os equipamentos, fotografias, documentos, peças publicitárias e apresentações multimídia contam a história da família Hering e a evolução da indústria têxtil no Estado (a entrada é franca. Uhul!). O Museu disponibiliza também a possibilidade de personalizar sua própria camiseta em um dos espaços expositivos.

Foto: Everton Flávio Rufino Seára

Foto: Everton Flávio Rufino Seára

 

  • Endereço: Rua Hermann Hering, 1.740 – Bom Retiro
  • Horário de Funcionamento:
    Segunda a sexta das 9h às 18h
    Finais de semana das 10h às 16h
  • Telefone: (47) 3321-3340
  • Site do Museu Hering

Museu dos Clubes de Caça e Tiro

Fundado em 1899, o C.R.E.C. Concórdia de Itoupava Central é um dos mais antigos clubes de caça e tiro de Blumenau. Numa área de 475m², o Museu dos Clubes de Caça e Tiro possui cinco ambientes de exposição, contendo medalhas, alvos, troféus, armas, bandeiras, trajes, painéis textuais, fotográficos, faixas de reis e rainhas, cavalheiros e princesas, além de utensílios como pinos de bolão e marcadores. É a reunião da tradição alemã em nossa cidade. Acredite, nem só de chope e batata recheada nossa tradição é feita.

Foto: Museu dos Clubes de Caça e Tiro de Blumenau

Foto: Museu dos Clubes de Caça e Tiro de Blumenau

 

Conhece mais algum atrativo gratuito em Blumenau e região? Envie pra gente pelos comentários abaixo ou pela página do Guia da Oktober no Facebook! :)

Comentários

Pin It on Pinterest

Share This