Hochsollerleben: a banda de Blumenau que promete ser sucesso nesta Oktoberfest

Por 13 de setembro de 2017Sem categoria

 

No início de 2017 o diretor do Vila EnCantos Carlos Schrubbe, e o vocalista da banda, Jeferson Renato, amigos de infância, conversaram sobre criar uma banda de música alemã, mas com um toque moderno. A ideia foi amadurecendo e em junho surgiu a Hochsollerleben Band.

Por Claus Jensen, com fotos de Marlise Cardoso Jensen

 

 

Na noite de terça-feira (12/9/17), o resultado desse trabalho foi apresentado em um evento para imprensa e patrocinadores. O nome da banda refere-se tradicional canção alemã Hoch Soll Er Leben Dreimal Hoch, cantada como brinde e repetida exaustivamente em momentos de alegria e confraternização na região Sul da Alemanha.

 

Foto: Daniel Zimmermann

 

A banda é formada por músicos de peso como Mazin Silva na guitarra, Jeferson Renato no vocal, Beiss no baixo, Gedson Bento no trompete, Hélio Reichert no saxofone, Pecki no acordeon e o baterista e DJ Jimmy. Eles estão acompanhados de duas bailarinas, Alice de Lima e Luísa Soares Vieira, coordenadas pela coreógrafa Luca Martins, da Escola Pró-Dança de Blumenau. A proposta é dar uma repaginada nas músicas tradicionais alemãs, dando uma versão mais moderna.

 

 

A mistura um tanto inusitada promete ser a sensação não só da Oktoberfest Blumenau, mas também da São Paulo Oktoberfest, onde a banda se apresenta na avant-première para convidados no dia 28 de setembro e também durante a programação oficial. Para acompanhar a agenda do grupo, acesse a página Facebook.

 

 

Durante o lançamento, foi apresentado o clipe da primeira música de trabalho, um remix do sucesso “Geht No Oana”, de autoria de Helmut Högl, que virou “Vamos Festejar” (confira a letra abaixo). O vídeo já está disponível na internet e pode ser acessado no link . “Vamos trabalhar essencialmente com remixes e variações das músicas de Högl, misturando com a batida do DJ e resultando em uma textura bem pop. Nosso objetivo é fazer com que este brinde seja o novo Ein Prosit der Gemütlichkeit. Você pode, com o Hoch Soll Er Leben Dreimal Hoch, brindar qualquer tipo de bebida em qualquer situação de alegria”, explica Carlos Schrubbe, diretor executivo do Vila EnCantos Produções, responsável pela produção da Hochsollerleben Band.

 

 

 

O vocalista Jeferson Renato já tocou em bandas como Champagne, Do Caneco, Volares Band. Desde criança sempre sonhou em ter uma banda própria de músicas alemãs. “Essa ideia veio esquentando nos últimos anos e precisava de alguém que apostasse nela comigo. Então fui atrás do Carlos Schrubbe, um amigo de infância. Nós aprendemos a tocar instrumentos juntos. Ele aprimorou a ideia e apresentamos o projeto ao Ricardo Stodieck, secretário de turismo. Agora estamos com ele pronto para ganhar os palcos, quem sabe, do mundo inteiro”, comenta Jeferson.

Apesar de estarem usando como base músicas tradicionais alemãs, o objetivo é apostar em composições próprias. Já deu para ter uma noção com o remix de “Geht No Oana”, de Helmut Högl, onde Jeferson usou a melodia, mas colocou uma letra dele. Outra música que foi apresentada foi inspirada na Oktoberfest de São Paulo (29/9 a 8/10), onde a nova banda irá se apresentar.

 

 

 

Para Mazin Silva, um dos melhores guitarristas do país, conhecido por tocar jazz e rock, a música alemã não é novidade. Filho de mãe com descendência germânica, o músico cresceu ouvindo esse estilo musical. “Para mim é muito gratificante tocar essas músicas que ouvia desde pequeno meus pais cantarem. Isso de certa forma também é uma homenagem à eles. Sou blumenauense, não tem como fugir da música alemã. O legal é que nosso estilo tem uma certa pegada mais rock’n roll,” lembra com carinho Mazin. Mas ele não esconde a preferência musical quando diz que mesmo quando toca jazz, no final tudo vira rock, a grande vertente de todos os estilos novos.

Mazin está com projeto novo e deve entrar no estúdio em novembro, depois dos compromissos com a Oktoberfest. Junto com outros quatro músicos, eles formam o Quinteto Mazzaropi e gravam um disco com recursos do fundo municipal de cultura. O título da obra será em homenagem ao nome que mais bairros tem em Blumenau: Itoupava. “É um nome indígena (tupi-guarani) de pedra, rio, corredeiras e também o bairro que eu moro”, finaliza Mazin.

 

 

Jimmy Allan é filho de Mazin, um baterista de talento, muito conhecido no meio musical, que também vira DJ. Ele agregou à proposta todo o conhecimento de produção em música eletrônica, área em que já atua há uns 3 anos. “O Carlos e o Jeferson me convidaram para o projeto, quando comecei a dar roupagem nova para essas músicas tradicionais. A intenção é atingir um público maior, mais jovem, já que a música eletrônica domina as rádios ou está entre as mais executadas. Hoje foi a primeira apresentação e senti uma resposta muito boa do público” finaliza o músico.

 

 

 

A Vila EnCantos Produções é a grande mãe da banda. Marlon Lima é diretor administrativo e disse que o maior desafio foi reunir os músicos, todos de alto gabarito, além da disponibilidade para entrar no projeto. “A ideia surgiu com o nosso interesse em inovar. Nós recém chegamos no mercado como produtora, oriunda do Vila EnCantos, e queremos criar oportunidades para pessoas de Blumenau e expandir para o Brasil. O foco é apostar na música alemã, por isso fizemos questão da participação da dança folclórica. Nós não promovemos uma festa da cerveja, e sim da cultura alemã” comentou Lima.

 

 

Equipe completa do projeto

 

Confira a letra da primeira música de trabalho da banda e se prepare para celebrar as festas de outubro:

Hochsollerleben Band – Vamos festejar
(Letra: Jeferson Renato/ Adaptada de “Geht No Oana”, de Helmut Högl)

Geht Oktober, Vamos Festejar
Tanz und Bier, Vamos Festejar

Geht chopp Pilsen
Geht chopp Weisen
Geht chopp Ipa

É a terra brasileira do chopp e diversão
Quem conhece não esquece até o Helmut o alemão
Um pedacinho da Europa aqui em Blumenau
Orgulho Brasileiro orgulho mundial

Geht Oktober, Vamos Festejar
Tanz und Bier, Vamos Festejar

Nossa família te espera, Aqui em Blumenau
A cidade da cerveja, Aqui em Blumenau
Tem pilsen, weisen e ipa, Aqui em Blumenau
Cerveja o ano todo então vamos festejar.

Comentários

Pin It on Pinterest

Share This