Conheça a origem dos trajes que você vê na Oktoberfest

Por 18 de setembro de 2015Curiosidades

Se você vem para a Oktober vai ver muita gente vestida à caráter (sim, o correto é à caráter e não fantasiado, ok?!). Então pra quem pretende entrar na onda e providenciar um traje típico, resolvemos dar uma ajuda extra contando um pouco da história dos trajes daqui!

Recebemos algumas indicações super legais da Kathia da Kath Trajes Típicos. Então se nas nossas dicas e aproveita para curtir a festa caracterizado =)

lederhose-lederhosen-drinkl-feminino-masculino-oktober-festa-sc-kath-kathbordados-bordados-trajesblumenau-roupastípicas

FONTE : Arquivo Kath Trajes Típicos

Os trajes masculinos basicamente são compostos por chapéu, camisa, calça/lederhosen, suspensórios, coletes, meias e sapatos. Já as mulheres normalmente utilizam avental, blusa, vestido, meias, sapatos, lederhosen, suspensório e acessórios como tiaras, chapéus, lenços, entre outras opções…

Os trajes utilizados na Oktoberfest de Blumenau e também na região em outras ocasiões como a Festa Pomerana, são normalmente encontrados na região do Estado da Baviera. Na Alemanha cada cidade e vilarejo tem características que influenciaram na confecção das roupas, inclusive o clima, a geografia e os materiais disponíveis na região também eram fatores decisivos na hora de confeccionar a roupa.

“Aqui em Blumenau você vai encontrar diversidade nos trajes de quem circula pela Oktober. O estilo mais comum e mais consumido é conhecido como “Landmode” que é o traje baseado nos trajes históricos, mas tem sua confecção voltada para as tendências fashion.” afirma Kathia.

Na hora de confeccionar um traje Kathia sempre busca inspiração na Alemanha e lembra que para a produção de um traje o tempo médio é de uma semana. Ela também nos conta que os vestidos mais vistos por aqui são chamados de Dirndl (sem tradução para o português) e consistem em uma saia com avental, uma blusa que pode ser com ou sem manga e um corpete. “É opcional utilizar um xale como acessório, que pode ser bastante útil se o tempo não estiver muito bom” diz Kathia.

Oktoberfest-blumenau-oktober-trajes-lederhose-lederhosen-drinkl-feminino-masculino-oktober-festa-sc-kath-kathbordados-bordados-trajesblumenau-roupastípicas- (1)

FONTE : Dirndl online

blumenau-oktober-trajes-lederhose-lederhosen-drinkl-feminino-masculino-oktober-festa-sc-kath-kathbordados-bordados-trajesblumenau-roupastípicas- (2)

FONTE : Ottoversand e Instyle

CURIOSIDADE: Na Alemanha o nó do avental representa o estado civil da mulher que está utilizando.

  • Um nó do lado esquerdo indica que a menina é solteira
  • Um nó do lado direito significa que ela é casada ou comprometida
  • Um nó atrás significa que ela é viúva, ou no caso de uma festa pode indicar que ela trabalha no local.

Na Kath Trajes Típicos você consegue encontrar vários acessórios para utilizar com seu traje, além de diferentes possibilidades de bordados para complementar o look.

oktober-trajes-lederhose-lederhosen-drinkl-feminino-masculino-oktober-festa-sc-kath-kathbordados-bordados-trajesblumenau-roupastípicas- (3)

FONTE: Bavaria lederhosen e weheartit

A roupa masculina mais vista por aqui é a Lederhosen que é tradicionalmente utilizada pelos camponeses e caçadores. Foi desenvolvida para ser resistente e fácil de limpar. Lederhosen pode ser traduzido como “calça de couro” e tem três modelos disponíveis, o Lange Lederhosen  que vai até o tornozelo, o Kniebundlederhosen que termina abaixo do joelho e o Kurse Lederhose que é normalmente usado por crianças.

“Como Blumenau é uma cidade de clima bastante quente é bem comum os homens utilizarem na oktober a Kurse Lederhosen. A cor tradicional da Lederhosen é preta ou marrom com detalhes de bordados pretos ou verdes. Estas também são as cores mais encontradas por aqui, entretanto dispomos de mais opções para escolha na hora de confeccionar o traje”. complementa

oktober-trajes-lederhose-lederhosen-drinkl-feminino-masculino-oktober-festa-sc-kath-kathbordados-bordados-trajesblumenau-roupastípicas- (4)

FONTE: Pinterest Cassi Coulter e gerberei-lindmoser

Outra curiosidade é que já é possível encontrar o traje Lederhosen em modelos femininos com cores tradicionais ou diferenciadas. Esta adaptação foi feita em busca de praticidade e teve um retorno bastante positivo, pode ter um comprimento variado, mas normalmente vai até a metade da coxa, tradicionalmente é confeccionada em couro podendo ser em outros tecidos.

blumenau-oktober-trajes-lederhose-lederhosen-drinkl-feminino-masculino-oktober-festa-sc-kath-kathbordados-bordados-trajesblumenau-roupastípicas-Oktoberfest

FONTE: Amazon e Uk.images

Separamos ainda mais um pouco sobre a história e a região dos trajes mais famosos.

Oktoberfest-blumenau-oktober-trajes-lederhose-lederhosen-drinkl-feminino-masculino-oktober-festa-sc-kath-kathbordados-bordados-trajesblumenau-roupastípicas- (5)-tirol

 Traje da região do TIROL (cidade: Waldviertel)

Possui um colete masculino que pode ser utilizado dos dois lados (vermelho ou  preto) e a calça é presa por uma amarração de tecido que torna-se um bolso. Já o vestido feminino conta com bordados que são bem característicos.

 

austriaco-Oktoberfest-blumenau-oktober-trajes-lederhose-lederhosen-drinkl-feminino-masculino-oktober-festa-sc-kath-kathbordados-bordados-trajesblumenau-roupastípicas Traje de festa Austríaco (cidade: Waidhofen)

Possui muitos fios dourados em todo seu bordado, costuras e amarrações. A calça masculina normalmente é de couro com bordados e colete que, diferente de muitos outros, é  feito com tecido estampado.

 

Oktoberfest-blumenau-oktober-trajes-lederhose-lederhosen-drinkl-feminino-masculino-oktober-festa-sc-kath-kathbordados-bordados-trajesblumenau-roupastípicas-Betzingen Traje de Betzingen (região: Baden-württemberg)

Este é considerado um dos mais importantes trajes da região de Baden-württemberg. Datado de 1850 contém várias peças que  quando  trocadas o torna próprio  para casamentos, batizados, desfiles,  convenções,  bailes, etc. Podem ser encontrado  trajes com  bordados de fios de  ouro puro e com suspensórios bordados  inteiramente à mão em  ponto cruz.

Vale lembrar que os trajes garantem descontos e até entrada gratuita na festa em alguns dias da semana. Você pode conferir as regras aqui.

Este post é um oferecimento de Kath Trajes Típicos

Como chegar? Rua 1º de maio – Centro – Pomerode
Horário de atendimento Segunda a sexta-feira :: das 8h às 11h30 e das 13h30 às 18h
Sábado e domingo :: das 9h às 12h

Fone e WhatsApp :: (47) 3394-3708/9119-3327 wats
Facebook :: facebook.com/kahttrajes

ATENDIMENTO ESPECIAL :: 1ª Sonnenfest 18/09 à 12/10  – Sábados, domingos e feriados das 10h às 18h no Centro Cultural de Pomerode.

Confira nossa galeria especial no Pinterest e Inspire-se :)

Siga o painel Trajes Típicos de Guia no Pinterest.

Comentários

Pin It on Pinterest

Share This