Começou! É hora de curtir a 32ª Oktoberfest

Por 9 de outubro de 2015A Festa
Desfile Oktoberfest Blumenau 2015 - Rua XV de Novembro

Não é preciso se esforçar muito pra perceber que a 32ª Oktoberfest já contagiou toda Blumenau! Uma caminhada rápida nas redondezas do Parque Vila Germânica e do centro da cidade já é o suficiente pra avistar Fritz e Fridas trajados e vários turistas curiosos e empolgados para conhecer tudo o que Blumenau tem a oferecer.

A realização do primeiro desfile oficial da festa na rua XV de Novembro aconteceu na última quarta-feira a noite (7) e já deu o que falar! A chuva fina, que surpreendeu a maioria dos participantes, é prova de que não é qualquer coisa que acaba com a animação por aqui.

Desfile Oktoberfest Blumenau 2015 - Rua XV de Novembro

Foto: Fanpage oficial da Oktoberfest Blumenau

Mesmo com o mau tempo, cerca de 20 mil pessoas prestigiaram o evento, que reuniu cerca de 3.300 participantes distribuídos em 96 atrações (aliás, estão de parabéns, estava tudo lindo, como sempre!). Os grupos, os mais variados: representantes dos clubes de caça e tiro, grupos folclóricos, bandas, fanfarras, alegorias, carruagens e, claro, realeza da Oktoberfest, que, como sempre, chamou a atenção do público e esbanjou simpatia e beleza por toda a rua XV.

Além disso, os brinquedos exóticos e divertidos esbanjaram alegria e ressaltaram a riqueza cultural de Blumenau. Duas novas atrações chamaram a atenção do público: o Entestrassenbah, o Carro do Pato, e o Cucawagen, o Carro da Cuca. Os dois grupos participam pela primeira vez da Oktoberfest e foram escolhidos mediante concurso, que tem como objetivo oportunizar participação de novidades todos os anos para quem deseja desfilar na rua XV de Novembro. Autoridades de todo o País também prestigiaram o destile na bancada próxima ao Banco do Brasil.

Confira algumas fotos feitas pela organização da Oktoberfest que acabaram de ser publicadas na fanpage oficial da festa:

Fotos do primeiro desfile da Oktoberfest Blumenau, no dia 07 de outubro. A atração acontece todas as quartas-feiras, às 19h30, e aos sábados, às 16h.

Posted by Oktoberfest Blumenau - Oficial on Sexta, 9 de outubro de 2015

E quem pensou que a última atração do desfile fosse ser um dos carros alegóricos cheios de barris de chope, errou! A Companhia Urbanizadora de Blumenau (Urb) também participou, mas de uma forma diferente, limpando toda a extensão da rua XV após o término do desfile, deixando nossa cidade linda como sempre.

A Urb fez bonito e merece nossos aplausos todos os dias! A Companhia é contratada pela Secretaria de Serviços Urbanos e o trabalho de varrição de ruas é diário. Segundo o presidente da Urb Emerson Antunes, após cada desfile 25 pessoas tomam conta das ruas para começar os trabalhos. “No final de todos os desfiles dessa edição haverá uma equipe para agilizar e manter a rua limpa para a população caminhar tranquilamente. Fazemos todos os dias a varrição, mas sabemos que com a festa o lixo e a sujeira dobram”, explica.

A equipe vai se concentrar e fazer a varrição diária das ruas centrais da cidade. Neste trabalho diário, a equipe recolhe aproximadamente dois caminhões caçambas de resíduos das vias.

“Vamos começar pelo Parque Vila Germânica, seguindo para o Terminal da Fonte nos corredores de serviços e transversais. O trabalho é continuo e acontece mesmo antes ou depois da Oktoberfest”, comenta.

Rua XV de Novembro - Blumenau

Foto: Roni Vahldiek

Não pode conferir o primeiro desfile oficial da Oktober 2015? Calma! Você tem mais cinco oportunidades para prestigiar este tradicional evento da Oktoberfest! Os desfiles acontecem aos sábados, às 16h, e nas quartas-feiras, às 19h30. O próximo ocorre neste sábado, dia 10, também na rua XV de Novembro. O evento inicia nas proximidades da tradicional loja Flamingo e encerra no final da via, na esquina com a rua Amadeu da Luz.

Observação: Em caso de chuva, os desfiles na Rua XV de Novembro são cancelados com 1 hora de antecedência e algumas atrações acontecem no Parque Vila Germânica.

Abertura Oficial da 32ª Oktoberfest no Parque Vila Germânica

A 32ª Oktoberfest foi aberta oficialmente em cerimônia realizada também na noite da última quarta-feira (7), no novo setor do Parque Vila Germânica, o Eisenbahn Biergarten. A sangria do primeiro barril de chope ocorreu com a presença do prefeito Napoleão Bernardes, do diretor de trade da Brasil Kirin Marcelo Tréz, do presidente da Embratur Vinicius Lummertz, e demais autoridades municipais, estaduais e nacionais. Este ano a maior festa alemã da América do Sul traz como tema “Você Bem Servido de Tradição”. Mais de 23 mil pessoas compareceram ao Parque Vila Germânica na primeira noite da festa.

A cerimônia iniciou às 22h com o cortejo dos monges produtores de cerveja. Eles entraram no setor conduzindo tochas, as bandeiras oficiais e o caneco da 31ª edição, guardada há um ano no Krugplatz (a Praça do Caneco), localizada em frente ao setor 2. Em seguida o caneco foi entregue a rainha da festa Tamiris Gallois Ficht. Logo após, bandas internacionais Himmeltaller e Tachtenkapelle Hesslar e o grupo Os Velhos Camaradas executaram os hinos nacionais da Alemanha e do Brasil.

A cerimônia foi encerrada com a sangria do primeiro barril realizada pelo prefeito Napoleão Bernardes e o presidente da Embratur Vinicius Lummertz, fazendo o público vibrar.

Novidade extra: Desde quinta-feira (8), a Oktoberfest de Blumenau tem nova rainha. Com a ida da titular Tamiris Ficht para o Canadá, onde participa da Oktoberfest de Waterloo, Malú de Oliveira, a primeira princesa, assume a responsabilidade de representar a realeza da festa ao lado da segunda princesa, Daniela Spézia, por uma semana.

Realeza Oktoberfest Blumenau - Desfile Rua XV de Novembro

Malú Oliveira – Realeza Oktoberfest Blumenau – Desfile Rua XV de Novembro

Com a sangria do barril, declaramos aberta a 32ª Oktoberfest Blumenau! #OktoberfestBlumenau #Blumenau #Oktoberfest #Oktoberfest2015

Um vídeo publicado por Oktoberfest Blumenau (@oktoberfest_blumenau) em

O primeiro dia da Oktoberfest 2015 já obteve público superior ao primeiro dia da festa em 2014 e os próximos dias prometem muita alegria, curtição, música, muita cultura, boa gastronomia e ainda mais novidades.

Aproveite nossas dicas, curta a festa e a cidade ao máximo e não esqueça de publicar as suas fotos com #GuiadaOktober no Instagram pra gente acompanhar por aqui. Até a próxima! :)

Comentários

Pin It on Pinterest

Share This