7 pratos típicos de Blumenau que você precisa conhecer

Por 8 de julho de 2015Gastronomia
Marreco Recheado

A comida germânica é baseada nas carnes temperadas e nos condimentos, é difícil resistir aos cheiros e aos molhos dessa culinária tradicional. Decidiu passar por Blumenau e região? Experimente uma de nossas 7 dicas de pratos típicos da cidade. Quer uma dica? Vai ser difícil não ficar com água na boca e querer todas! ;)

Batata Recheada

Batata recheada

Foto: Batata & Sabor

 
A opção mais conhecida da culinária típica de Blumenau foi apresentada na Oktoberfest na terceira edição do evento, em 1986, onde cerca de 14 mil unidades foram consumidas apenas naquele ano. Para quem deseja provar algo diferente, há opções bem típicas, como a Batata Recheada com Linguiça Blumenau e de Salsichão Alemão. Se você já provou os sabores tradicionais, prepare-se para se deliciar com as versões germânicas.
 

Pão com Bolinho

Pão com Bolinho

Pão com Bolinho Cheddar Melt. Foto: Factory Coffee Bar

 
Parece simples, mas o pão francês com carne moída, ovos, cebola, cheiro-verde, azeite, sal, pimenta, miolo de pão, tomate e maionese é simplesmente a sensação das padarias e lanchonetes mais tradicionais da cidade. Há quem se arrisque a fazer em casa, mas as receitas secretas provam que não há nada melhor que saborear um bom pão com bolinho tradicional ou incrementado com a família ou com os colegas nos estabelecimentos da região.
 

Marreco Recheado

Marreco Recheado

Foto: Heiko Grabolle

 
O prato originalmente é chamado de Gefüllte Ente e vem sempre muito bem elaborado. Um verdadeiro convite ao paladar dos turistas e locais. Geralmente o peito e as coxas são assados e acompanham salada de batata, repolho roxo e um delicioso purê de maçã. A carne tem um gosto forte, então os acompanhamentos suavizam a refeição. Quem deseja experimentar a cultura alemã deve dar uma chance ao Marreco Recheado.
 

Hackapeter

Pratos típicos de Blumenau - Hackepeter

Foto: Heiko Grabolle

 
O Hackepeter (conhecido também como Mett) é um prato feito com carne crua e com outros temperos fortes. O mais utilizado é o patinho ou coxão mole moído, uma dose de conhaque para esterilizar a carne, cebolinha picada, alcaparras, molho inglês, azeite de oliva, sal, pimenta do reino e páprica picante. Perdeu a vontade quando leu que era carne crua? Não se preocupe! A mistura dos ingredientes provoca o cozimento químico da carne. Coloque uma porção da carne em uma fatia de pão caseiro, o resultado é fantástico!
 

Rollmops

Rollmops

Foto: Heiko Grabolle

 
Rollmops é regionalmente feito com filé de sardinha na conserva enrolado em forma cilíndrica em volta de cebola e preso com palitos de dentes. Geralmente encontramos vidros de conserva, pois sua concentração possui água, vinagre branco, sal, açúcar, cebola, pimenta-preta e sementes de mostarda. Depois de aberto dura cerca de 2 a 3 semanas sob refrigeração.
 

Cuca

Cuca - KiBaguetti

Foto: KiBaguetti

 
A cuca é uma espécie de bolo alemão, com uma massa coberta de farofa feita basicamente com farinha, manteiga e açúcar e que ganhou inúmeras versões com cobertura de frutas, castanhas, caldas e recheios. Na região são praticamente todas as padarias que oferecem uma variedade de cucas, desde as mais crocantes até as versões mais úmidas. Não tem como sair da região sem tomar um cafezinho com cuca!
 

Strudel

Strudel - Apfelstrudel

Foto: Wikilícias

 
O nome original é Apfelstrudel (folhado de maçã) e veio da Áustria, mas a versão mais conhecida é a massa folhada feita na Alemanha, o Strudel. A sobremesa é feita de uma massa folhada, recheada com maçãs cortadas, canela, passas e migalhas de pão. Mas você pode encontrar também com outras frutas, como banana, abacaxi e damasco, além de nozes e amêndoas. O Strudel recheado é polvilhado com açúcar em pó e pode ser servido tanto quente como frio.
 

Gostou? No Pinterest tem mais!

Siga o painel Pratos típicos de Guia no Pinterest.

Comentários

Pin It on Pinterest

Share This