7 curiosidades que talvez você não saiba sobre Blumenau

Por 2 de julho de 2015Curiosidades
Blumenau

Toda cidade tem suas lendas, suas peculiaridades e suas histórias. Blumenau não poderia ser diferente! Se você vem para Blumenau na Oktoberfest, não pode deixar de saber sobre alguns detalhes! :)

Curiosidades Sobre Blumenau - Avenida Presidente Castelo Branco

Foto: Fábio Jr. Severo

A Cidade dos Túneis Misteriosos

Túneis em Blumenau - Lenda ou Realidade?

Imagem Ilustrativa. Fonte: V7N

A Lenda dos Túneis de Blumenau – caminhos subterrâneos que ligam diversos pontos por baixo da cidade – não é novidade. Mas a real existência deles, sim. Em janeiro de 2015, um túnel foi encontrado durante a realização de obras na rede de esgoto, na rua Presidente John Kennedy, próximo ao Teatro Carlos Gomes e a Caixa Econômica Federal. Várias notícias recentes foram publicadas sobre o assunto e a criatividade dos blumenauenses não é tímida quando se trata de tentar adivinhar o propósito deste túneis e dos demais que, supostamente, ainda não foram encontrados.

A Prefeitura de Blumenau publicou em sua página oficial algumas probabilidades para interagir com os seus fãs no Facebook:

  • seria uma ligação secreta para pessoas se encontrarem no silêncio da noite?
  • seria uma rota de fuga para nazistas em Blumenau?
  • seria apenas um caminho para cursos de água desembocarem no rio?

A Ponte de Ferro já ligou Blumenau a Itajaí

Ponte Aldo Pereira de Andrade - Ponte de Ferro Blumenau - Rafael Cremer (2009)

Foto: Rafael Cremer (2009)

Você sabia que a Ponte Aldo Pereira de Andrade, mais conhecida como Ponte de Ferro, já ligou Blumenau a Itajaí? Ela foi inaugurada em 1931 e construída com material importado da Alemanha. Até meados dos anos 70 servia de passagem do trem que ligava as duas cidades e transportava alimentos e produtos industrializados. Hoje a Ponte de Ferro liga o centro de Blumenau ao bairro Ponta Aguda.

Fonte: Prefeitura de Blumenau

Uma das primeiras ruas calçadas de Santa Catarina é de Blumenau

Rua XV de Novembro - Blumenau

Foto: Divulgação

A rua XV de Novembro foi uma das primeiras ruas do Estado de Santa Catarina a ser calçada, em 1929. Inicialmente, a famosa “rua XV” era conhecida como Wurststrasse, que significa Rua da Linguiça. O apelido foi dado à rua por causa do seu trajeto estreito e cheio de curvas.

Fonte: Blumenau & Vale Europeu Convention & Visitors Bureau

Um dos únicos cemitérios de gatos do mundo

Cemitério de gatos de Blumenau

Foto: Divulgação

Edith Gaertner, sobrinha-neta de Dr. Hermann Blumenau, fundador da cidade, tinha paixão pelos seus felinos. Quando morriam, Edith enterrava os gatos no local e eles tinham até funeral. Foram cerca de 50 sepulturas, mas foram preservadas apenas 9. Hoje o local é conhecido como Cemitério dos Gatos e pode ser visitado no Parque Edith Gaertner, na Alameda Duque de Caxias, 78, bem no centro de Blumenau.

Fonte: Lugares Inequecíveis

Recorde em litros de chopp

Chopp - Oktoberfest Blumenau

Foto: Shutterstock

Em 1990 a Oktoberfest de Blumenau, a festa mais alemã das Américas, bateu o recorde de consumo de chopp em toda a história da festa. Foram vendidos mais de 774 mil litros de chopp para um público superior a 959 mil pessoas. Em 2014 foram 573.361 litros de chopp consumidos (1,25 litro/visitante).

Fonte: Oktoberfest Blumenau

Uma reserva natural muito maior do que você imaginava

Parque das Nascentes - Blumenau

Foto: Julye Marley

O Parque Nacional da Serra do Itajaí, que abrange o Parque das Nascentes, representa a melhor mancha de Mata Atlântica do estado de Santa Catarina. Seu território está distribuído entre os municípios de Ascurra, Apiúna, Blumenau, Botuverá, Gaspar, Guabiruba, Indaial, Presidente Nereu e Vidal Ramos. São nada menos que 57 mil hectares de Florestas (Mata Atlântica), que ocupam aproximadamente 0,59% do estado de Santa Catarina!

De acordo com a Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (APREMAVI), o Parque abriga mais de 500 espécies de árvores e arbustos e 350 espécies de aves e mamíferos, algumas delas ameaçadas de extinção, que necessitam de proteção contra exploradores e caçadores.

Fonte: Instituto Chico Mendes de Convervação da Biodiversidade e Comitê do Itajaí

Bilheteria fechada

Oktoberfest Blumenau 2015 - Parque Vila Germânica

Foto: Jaime Batista da Silva

A edição de 2013 da Oktoberfest comemorou os 30 anos da festa e teve uma peculiaridade: pela primeira vez, as bilheterias da Vila Germânica foram fechadas devido à limitação máxima de 37.704 pessoas ao mesmo tempo no Parque. Saiba mais estatísticas da edição de 2014 aqui.

Comentários

Pin It on Pinterest

Share This