As 3 Melhores Cervejarias fora da Tradicional Rota Turística em Berlim

Por 10 de fevereiro de 2015Pelo Mundo
Hops and Barley - Cervejaria em Berlim

Este post é uma contribuição do Canal Alemanizando. O Alemanizando é um canal no YouTube sobre a Alemanha na ótica de um casal gaúcho vivendo em Berlim.

Quando o assunto é cervejarias em Berlim, pensamos direto na famosa Brauhaus Mitte ou mesmo na filial da Bávara Hofbräuhaus, ambas a poucos metros da grande Alexanderplatz. Muito já foi falado sobre essas duas gigantes que todos os dias recebem vários turistas sedentos pelas autênticas cervejas alemãs.

Infelizmente poucos são aqueles que exploram a fundo a tradição cervejeira berlinense, que tem crescido, se expandido e nos brinda com vertentes até mesmo de escolas cervejeiras distintas e não adequadas à Lei da Pureza Alemã. As cervejarias estão espalhadas pela cidade toda e constantemente contam com agradáveis Biergärten (jardins da cerveja, em tradução livre) para as mais agradáveis noites de verão.

Vamos, então, à nossa lista com as três melhores cervejarias fora da tradicional rota turística em Berlim:

1. Brauhaus Südstern

A Südstern é um ótimo exemplo de cervejaria com um biergärten muito agradável e vivo nas noites de temperaturas amenas. A casa de tijolos à vista tem todo um clima rústico que remete às antigas tavernas, mas com requinte e modernidades inseridos aos dias de hoje. A parte mais impressionante do estabelecimento é a pequena área com um chão de vidro, onde é possível observar os tanques de produção de cerveja no porão. O local frequentemente oferece música ao vivo (principalmente jazz e funk) e projeções de importantes eventos esportivos.

Brauhaus Südstern

Brauhaus Südstern – Foto: Berlin Reified

A cervejaria em si é um programa perfeito para os entusiastas da cerveja, já que é possível agendar um tour guiado pela pequena fábrica, conhecer o passo-a-passo da fabricação da cerveja e, claro, degustar cervejas da Südstern. É preciso agendar as visitas guiadas por e-mail para poder desfrutar de 45 minutos adquirindo conhecimento sobre as cervejas da casa, que também oferece regularmente cursos de mestre cervejeiro.

O principal feito da Südstern é ter quebrado um Recorde mundial por possuir a cerveja mais forte do mundo! O título foi garantido à cervejaria em 2009, quando eles produziram uma cerveja dentro da Lei da Pureza Alemã com incríveis 27,6% em volume alcoólico.

Os preços das cervejas são justos, o cardápio é extenso e muito completo, contando com pratos principais e sobremesas, além das bebidas e petiscos. As porções de comida são bastante abundantes e o cardápio está disponível também em inglês. O local fica bastante afastado do centro turístico da cidade, mas é de muito fácil acesso, ficando a poucos metros da estação de metrô chamada… Südstern! :)

Brauhaus Südstern

Brauhaus Südstern – Foto: http://www.speisekarte.de/

Serviço:
brauhaus-suedstern.de
Hasenheide 6910967 – Berlin
U: Sudstern

2. Hops & Barley

Hops and Barley - Cervejaria em Berlim

Foto: Suregord Loves Beer

Em Friedrichshain, um dos bairros mais badalados da noite berlinense, se encontra a microcervejaria Hops & Barley. O título “micro” é muito verdadeiro, portanto é recomendado que você chegue cedo ou reserve uma mesa com antecedência. As cervejas são produzidas ali mesmo! Em meio às mesas encontram-se os belos tanques cromados que trazem ainda mais charme para o local. As cervejas são deliciosas, feitas com a dedicação de quem é apaixonado pela bebida e o atendimento no local segue esse mesmo sentimento. Os funcionários estão sempre dispostos a explicar as cervejas e sabores e, até mesmo, a opinar e sugerir bebidas.

A Hops & Barley produz cervejas desde 2007 e, de acordo com o proprietário, já desenvolveu entre 70 e 90 tipos diferentes da bebida. O objetivo é enriquecer a cultura cervejeira de Berlim, de acordo com a equipe da cervejaria.

Hops & Barley

Hops & Barley – Foto: Reprodução

Tradicionalmente são produzidas e servidas na casa as cervejas weiss, dunkel e pilsner com sabores e sensações que são uma quebra na rotina das cervejas engarradas alemãs, já que os produtores gostam de brincar com as possibilidades de sabores do malte e do lúpulo. O diferencial da casa é o investimento em novos sabores, por isso, nenhuma cerveja produzida por eles é filtrada e semanalmente é lançada uma cerveja especial com receita da Hops & Barley.

Além das cervejas, a casa também é conhecida por suas deliciosas cidras e pelos projetores que transmitem jogos da Liga Europeia e da Champions League. Para acompanhar as bebidas, o cardápio de lanches é bem completo, contando com opções para todos os orçamentos e gostos, até mesmo satisfazendo os clientes veganos.

Este é um local perfeito para beber boa cerveja, conhecer verdadeiros berlinenses e também para viver a experiência de morar em uma cervejaria, já que no andar superior existe um pequeno apartamento com capacidade para até 5 pessoas se hospedarem.

Hops & Barley

Hops & Barley – Foto: Reprodução

Serviço:
hopsandbarley-berlin.de
Wühlischstr. 22/23
10245 Berlin
Tram M13: Wühlisch-/Gärtnerstraße
Clique aqui para ver o interior do local

3. Vagabund Brauerei

Vagabund Brauerei - Cervejaria em Berlim

Fonte: At The Table

Essa é a cervejaria menos alemã da nossa lista, mas é justamente essa característica que torna ela muito berlinense. A Vagabund Brauerei é gerenciada por três americanos que fabricam cervejas no estilo do país deles. A Lei da Pureza não é levada em conta, assim como outras características da Escola Alemã de fabricação de cerveja. E isso pode ser um alívio para quem está em terras germânicas há tempo suficiente para já ter provado e repetido todas as deliciosas tradicionais cervejas do país. Os sabores da Vagabund são totalmente diferentes das habituais cervejas berlinenses.

Um quadro na parede indica os quatro tipos de cerveja servidos na torneira naquela noite e avisa: “não misturaremos sua cerveja com outras bebidas”, hábito que é bem comum entre os alemães. Seguindo o conceito de não se aplicar às leis alemãs da cerveja, o bar oferece também bebidas importadas com os mais variados sabores e misturas, o que não é comum entre os estabelecimentos por aqui.

Vagabund Brauerei

Vagabund Brauerei – Foto: Reprodução

A Vagabund abriu as portas em 2011 com o objetivo de ser a primeira nano-cervejaria em Berlim. “Grande o suficiente para compartilhar a cerveja e pequena o suficiente para permitir criatividade”, como os proprietários definem. Além disso, outro grande diferencial da casa é a venda de cotas de participação. A ideia deles é ser uma cervejaria comunitária e gerenciada pelas pessoas que apreciam as cervejas da Vagabund. Existem diferentes tipos de filiação ao local, contando com cervejas de graça, brindes e promessas de gratidão até o fim dos dias (no caso da compra do pacote de filiação eterna pela bagatela de mil Euros).

Infelizmente, a cervejaria Vagabund não oferece comida, mas quem precisa de lanches tendo diversas opções magníficas de cerveja, não é mesmo? Além disso, o local permite que você coma coisas trazidas de casa ou compradas nos arredores.

O bar fica localizado no bairro de Wedding, uma área totalmente tranquila e residencial e, mesmo assim, o local está sempre cheio. O principal público da Vagabund são pessoas realmente apaixonadas por cerveja, que se locomovem em busca de locais diferenciados.

Vagabund Brauerei

Vagabund Brauerei – Foto: Reprodução

Serviço:
vagabundbrauerei.com
Antwerpenerstr. 3 – 13353 Berlin
U: Leopoldplatz

 

Dica extra

Na sua estadia em Berlim, explore! A cidade dos berlinenses pode ter muito mais a oferecer do que se imagina e, se você gosta de cerveja, vai amar este lugar!
Se não gosta de cerveja, em Berlim vai haver alguma que te faça começar a gostar. Prost!

 

Confira também:

Quer conhecer mais sobre a Alemanha? Confira 50 fatos e curiosidades sobre a Alemanha em nosso Canal, o Alemanizando! :)

Comentários

Pin It on Pinterest

Share This